23, Abril 2018

"Saudade", novo filme da Pixbee


Já estamos na última semana de pré-produção do documentário "Saudade", de Anna Azevedo, uma coprodução luso-brasileira entre a Pixbee (PT) e a Hy Brazil (BR), projeto apoiado pelo ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual e pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Trata-se de uma viagem pela nossa saudade. Como a História, a música, a literatura, os gestos simples e os épicos, a intimidade dos lares e o silêncio, as fotos e as cartas, o luto e a celebração, nos ajudam a entender as subtilezas desse sentimento no mundo lusitano? E, especificamente no Brasil, como podemos explicar a saudade do futuro que nunca chega, desse futuro que nos foi roubado? O filme viaja além mar para compreender, na profundeza dos nossos sentimentos, como lidamos com a nossa herança colonial. Qual a origem e as nuances dessa saudade que intriga o estrangeiro e diz tanto sobre quem somos?

Esteticamente, o filme enquadra-se na fronteira entre o documentário, a ficção e o experimentalismo poético, seguindo a linha das obras anteriores da realizadora já seleccionada e premiada nos Festivais de Berlim (GR), Rotterdam (NL), HotDocs (CA), Sheffield (UK), Cinema Verité (IR), Festival do Rio (BR), Curtas de Vila do Conde (PT), Bienal de Veneza (IT), entre outros.

Além da construção lírica de sequências autorais, o filme também irá trazer ao público conversas entre artistas como a Carminho, Sam The Kid ou os escritores José E. Agualusa e Valter Hugo Mãe. As filmagens terão lugar entre Portugal, Brasil e Cabo Verde.

Mais noticias em breve!