02, Novembro 2016

DOCUMENTÁRIO DE PEDRO MAGANO ESTREIA NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

O segundo documentário da autoria de Pedro Magano, "A Um Mar de Distância", estreia a 4 de novembro, no Museu Marítimo de Ílhavo. A sessão, que conta com a presença do realizador ilhavense, está agendada para as 22h e a entrada é gratuita (limitada a 180 lugares). 

"A Um Mar de Distância" é um filme de Pedro Magano, que contou com o co-argumentista e jornalista Abel Coentrão, que conta as histórias dos pescadores portugueses que morreram na Pesca do Bacalhau durante o Estado Novo. Muitos desses homens ficaram sepultados no mar ou em terras longínquas, como a Terra Nova ou a Gronelândia. Muitos desses homens foram deixados para trás, esquecidos pelo país que glorificava, durante a Ditadura, o papel deles no Regresso de Portugal ao Mar. Este filme quer resgatar estes homens de volta a casa, "numa espécie de trasladação da memória". 

Estão ainda agendadas mais duas sessões do filme, no dia 5 de novembro, às 22h, no Museu Marítimo de Ílhavo, e no dia 16 de novembro, no Auditório Municipal da Câmara Municipal de Vila do Conde, às 21h30.